1.4.14

Táxi Driver, 1976


Por Cecília Goursand




Da versão brasileira Herbert Richards: motorista de TX, 1976.
E com a nostalgia trasbordando meu humilde coração, seguimos.
Preciso dizer que Travis (Robertão) nos confunde. Assim, como quem não quer nada, motorista pacato de um TX, só porque tinha insônia. 
Resolveu dirigir pelas madrugadas de New York e sentiu o drama da podridão alheia. Até ai, maaaisss ou menoos - mais ou menos tudo bem. Até que a podridão invade seu nariz eee.....tchanãnãan: ele pira. Fica louco, louquinho. 

Pira, piradinho. Fica com ódio, muito ódio. E num mix de sentimentos psicodélicos, resolve pegar o mundo nas mãos e fazer o que qualquer sociopata faria, no meu mundo: dar colo, fazer muito carinho, cafuné e adotar. Vira o heroizinho do pedaço, e o resto você vai ver.

O fato é que pela primeira vez, por embaçamento da minha lente ou não, tô na dúvida se Scorsese manja dos paranauê nesse filme. E se manja, qualé de colé que é? Sinceridade pura. Talvez seja essa a beleza do filme, isso de confundir, mas ainda sim, aborda temas extremamente racistas e incomoda. Ou talvez seja só questão de gosto. 
Igual a tudo na vida, esse pequeno grande filme também tem seus motivos para (não) ser visto E nos ensina muita coisa. Sejamos 

Quer ver? Quer ver? 

1: A la Xuxa 1900 e tia gostosa em " amor,estranho amor" , esse filme tem quem? Jodie Foster. Com mini anos. 14 para ser exata. Interpretando Easy/Iris  uma dama, de 12 anos, que por ventura realizava desejos remunerados. O que podemos aprender? Passam-se meses, passam-se longos anos e com muita terapia, ela continua lynda e loira.


2: Dica pra você que tá com ódio Mor da sociedade: Tamo junto DE NOVO. Bora cortar o cabelo estilo moicano, pegar dicas com o segurança oficial de um político e ir à uma comitiva passar o terror. E fiquemos SÓ e somente só, nisso. Depois o ódio passa e a gente arruma outra coisa/pessoa/situação pra revolucionar.



3:  Por falar em ficar só na pagância de pau, diferente de Tarantino, Scorsese economizou E muito no sangue nas cenas violentas. o.O (poxa, Scorsese :/ )



4: " Mas a vida, a vida é uma caixinha de surpresas" Já dizia meu amigo gênio narrador da vida de Joseph Climber. E que, por coincidência, é o lema de Travis- Robertão. 
Eu, aqui, enquanto papel de Lupa, aquela que amplia um olhar, parcial, sem spoiler (JURO), vendo baratinha minha opinião : Você vai no mínimo se surpreender. Para o bem ou para o mal.

5: Tem ele on line aqui :D


Ficha Técnica:
Quando e onde? Estados Unidos, 1976
Olhar de quem? Martin Scorsese
Quem faz parte? Robert de Niro,Cybill Shepherd, Peter Boyle, Jodie Foster,Harvey Keitel.
Quanto tempo gastará? 113 min.