21.5.14

365 Dias , 524 Receitas e uma Cozinha Apertada

Por Lu na Cozinha




Uma mulher nas casa dos 30, sua crise existencial, sua falta de perspectivas profissionais, o sucesso das amigas (que de certa forma esfregavam isso na sua cara) e a sufocante pressão crescente para ter um bebê. Outra mulher, vivendo em um país estranho, cheia de tédio e enfrentando o preconceito de uma sociedade. O que elas têm em comum? Uma vida frustrante? Definitivamente não!

O elo que une essas duas histórias é a paixão. Julie e Julia é um filme sobre amor, casamento e, principalmente, sobre mudança de vida. Ambas descobrem sua paixão pela comida, o que as ajudou a superarem fases difíceis. O filme narra a vida de Julie Powell, que aceita um desafio: fazer, em 365 dias, todas as 524 receitas do livro “Mastering the Art of French Cooking”, de Julia Child, enquanto escreve o blog que conta as experiências vividas durante o projeto, paralelamente à história de Julia Child, “a mulher que ensinou a América a cozinhar e a comer”.

Mas hoje não estou aqui para falar do filme em si, mas sim de comida (rss), também, minha grande paixão. Mais precisamente sobre o Boeuf Bourguignon. Se você não viu o filme, DEVE VER (tem online aqui)! Quem já assistiu, percebe que Julia não dava muito valor à etiqueta, regras e costumes franceses... ela está sempre mais preocupada com o prazer em cozinhar, com o sabor e com o que cada um vai sentir ao degustar um de seus pratos. Julie tem um carinho todo especial com o prato em questão. No filme ela conta de que quando era criança e sua mãe o preparou para uma ocasião especial. Segundo Julie, era uma atmosfera tão mágica que as duas, sua mãe e ela mesma, sentiam como se a própria Julia estivesse lá, ajudando-as no preparo. Assim que acabei de ver o filme fiquei com uma vontade louca de experimentar o prato e não sosseguei até fazê-lo, afinal “todo mundo pode cozinhar”.



O Boeuf Bourguignon da Julia Child só pode ser comparado ao Boeuf Bourguignon da Julia Child, mas digo com orgulho que o meu fez um tremendo sucesso: Forte, rústico e delicioso.
Lembro-me de cada etapa das 5:00hs que gastei para prepará-lo. Não, “pera”, gastei não ficou uma boa palavra... parece um tempo perdido. Lembro-me de cada minuto vivido intensamente no preparo do prato... minha receita não está exatamente fiel à de Julia, mas ela mesma gostava de improvisar... então vamos lá:

O que vamos precisar:

200g de bacon
1kg de contrafilé cortado em cubos de +- 5cm
1 cebola roxa em fatias
Um punhado de Cenoura baby
Vinho tinto
1 talo de alho poró
2 dentes de alho amassados
20 cebolas brancas pequenas
400g de champignon fresco e fatiados
1 tablete de caldo de carne
Azeite
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de farinha
1 lata de extrato de tomate
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de açúcar

Como vamos Fazer:

Para fazer esse prato precisamos de um pouco de paciência...

Tempere a carne com sal, cubra com a cebola roxa picada e um pouco de azeite. Cubra com vinho (+-1/3 da garrafa). Deixe descansar de um dia para o outro.

Corte o bacon em palito e o deixe mergulhado em um litro e meio de água por cerca de 10 minutos. Deixe escorrer e seque as tirinhas com um papel toalha.

Pré-aqueça o forno em fogo alto. Refogue o bacon no azeite em fogo médio até ficar bem torradinho. Reserve o Bacon.

Escorra a carne e seque bem cada cubinho. Utilize a gordura do bacon para selar a carne. Nessa etapa faça pequenos montinhos de carne e vá colocando os pedaços aos poucos, e reservando os que já estiverem dourados, até que toda a esteja selada. Polvilhe a farinha de trigo sobre a carne e refogue-a novamente até que fique bem frita. Reserve a carne.

Na mesma gordura doure os legumes fatiados. Na panela onde estão os legumes, acrescente a carne, o bacon, um pouco de sal.

Passe a carne e os legumes em uma caçarola que possa ir ao forno. Deixe a caçarola no forno por 4 minutos, misture a carne e retorne ao forno por mais 4 minutos. Retire a caçarola do forno e abaixe o fogo.

Acrescente o vinho, o extrato de tomate e o caldo de carne até que o prato fique parcialmente coberto. Coloque o alho e leve ao fogo até levantar fervura.

Volte com a caçarola para o forno e deixe por cerca de 2 horas (vá verificando até o momento que um garfo puder perfurar a carne com facilidade)

Refogue as cebolas pequenas e o champignon na manteiga. Cubra-os com água e 2 colheres de açúcar e leve ao fogo até a agua evaporar. Isso vai dar um efeito caramelizado muito bom!!
 Coloque a carne numa assadeira e decore com as cebolas e os cogumelos e Bon Appétit!!


2 comentários:

Vem que tem :D