Sim. Evitei, até a morte, falar desse filme. Morte do meu pensamento em relação a ele. Sério. Precisei absorver muita informação pra conseguir falar dele aqui. E entenda morte,como superação, pelo menos, nessa situação bloglística. Não é por acaso que Mary e Max causa um incômodo e desconforto tão gigante. Do lado de cá, já até imagino porque não foi tão divulgado. E você, do outro lado, até já deve ter sacado o que rola no fim. Mas talvez a beleza da coisa esteja ai: a de pensar sobre isso e entender o que causa tanto,tanto,tanto desconforto. Tá, você pode até não ver beleza nenhuma, nenhuma mesmo. Até porque, beleza é relativo. Mas eu vi. Eu vi uma luz no fim do túnel desse filme sombrio e escuro. Não se engane pela animação bonitinha e o uso de cores meio tom pastel, que dá um ar acolhedor. Ou, pensando bem...se engane! Mary e Max é uma animação no mais imperfeito estado de detalhes.
O desenho meio torto, meio fora do padrão e uso da linguagem te remete à coisas de infância. Só que não. Não aquela parte boa da infância, mas talvez aquela meio incômoda, na qual você percebe que tem que crescer um dia. E amadurecer, enfrentar a vida e todas essas coisas de responsabilidade. E se você ainda não passou por isso, esse filme talvez te faça passar. Embora
Primeira: Só o fato de fazer você enfrentar ou (re)pensar sobre assuntos dolorosos e sofridos,já vale. Ele tira a gente da nossa zona de conforto.
Segunda: Você querendo ou não, desconfortável, ou não, a fotografia de certa forma proporciona um alívio e nos mostra que de vez em quando (ou sempre) podemos sair dos padrões.
Terceira: Se você olhar bem, o filme como um todo, também te traz alívio quando mostra que amizade não tem cor, raça ,gênero, religião, distância e idade. Então,deixe disso e se joga no risco.
Quarta: Por falar na terceira razão, ele te ensina, a nunca, nunquinha deixar para amanhã o que você pode fazer hoje. E mesmo que você tome alguma atitude, será sempre um risco, a reação da outra pessoa envolvida na sua atitude.
Quinta: resgata umas das coisas mais gostosas que já existiu: trocar cartas! *_*
Quem tiver coragem de ver,põe o dedo aqui!? O/
E vem me contar depois? (Isso você pode deixar pra "amanhã",mas só isso!)
Ficha Técnica: (by Wikipédia)
Mary and Max é um filme australiano de 2009 de
animação claymation, dos gêneros humor negro/drama.
Produção:
Melanie Coombs.
Data de
lançamento: 9
de abril de 2009 (Austrália)
Direção: Adam Elliot

Esse filme realmente me surpreendeu! Quando me apresentaram eu falei: porreéssa? Mas me rendi ao filme, e me derreti. Puta animaçao, puta roteiro e uma liçao de vida muito grande. Apesar de ser muito
ResponderExcluirdesconfortante assisti-lo é realmente surpreendente.
;) porreéessa, Marlon? rsrs ótima indicação.
ResponderExcluir